Thembi Rosa e O Grivo apresentam instalação sonora coreográfica no Memorial Vale
As inter-relações entre sons, movimentos e objetos são os materiais presentes na performance “Peças Sonoras”, que traz os itens musicais criados pelo duo instrumental O Grivo e o talento dos movimentos do corpo da coreógrafa Thembi Rosa. Desenvolvendo trabalhos de dança e música em conjunto desde os anos 2000, Thembi Rosa e O Grivo se inspiraram na dilatação do tempo, nas conexões que se dão a ver e ouvir pelos movimentos, pelas ondas sonoras, por suas modificações e pelos gestos nem sempre conectados à música para a criação de “Peças Sonoras”. A performance “Peças Sonoras” integra o projeto Sensações Memoráveis, com a curadoria de Dudude Herrmann, e acontece no Memorial Vale no sábado, dia 18 de maio, a partir das 11h. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação do espaço).
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .
Pulsos, ritmos e escuta são as presenças que compõem cada momento dessa improvisação entre dança, música e objetos sonoros na afinação de um espaço móvel, flexível que se expande contrai e ressoa. A parceria entre Thembi Rosa e O Grivo já rendeu apresentações no Brasil e no exterior. Além de “Peças Sonoras” (2023), eles também tem como trabalhos em conjunto as obras “Andamento e Tocar” (2021), “#arames” (2019); “desenhador_tracker” (2017), “Perceptrum” e "Cada começo é só continuação” (2013), “Parâmetros em Movimento” (2012), “Verdades Inventadas” (2008), “Confluir” (2006), “Regra de Dois” (2006) e “Ajuntamento” (2002).
Conheça os artistas
Thembi Rosa é artista, produtora, pesquisadora e professora . Doutora em Artes pela EBA/UFMG e mestre em dança pelo PPG-Dança da UFBA, ela integra o Dança Multiplex e a CasaManga, em Belo Horizonte. Seu trabalho em dança está relacionado à investigação com interfaces digitais e a interação entre movimentos, sons e imagens. Com Margô Assis e convidados desenvolve a intervenção urbana Parquear Bando, apresentada em diversas cidades no Brasil, México, Uruguai e Portugal.
O Grivo vem desenvolvendo sua identidade musical desde o fim dos anos 1990 com pesquisas no campo da “Música Nova”, na expansão do seu universo sonoro e na descoberta de maneiras diferentes de organizar suas improvisações. Trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e com a utilização, não convencional, de instrumentos musicais tradicionais. Tem trabalhos apresentados no MOMA SF; na 28a Bienal de SP; no Sesc SP; Galeria Nara Roesler; no MAR (RJ); Multiplicidade; em Gijón na Espanha; dentre outros.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br
Jozane Faleiro – 31| 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araujo – 31 | 9.9964-5007 imprensa@luzcomunicacao.com.br
Bruna Gomes – 31 | 9.8671-7823 contatoluzcomunicacao@gmail.com
RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE
Marina Rattes - 21 98181-4606