top of page

Sempre um Papo recebe Sérgio Rodrigues e Lula Ribeiro

foto Miguel Aun_Lula Ribeiro_34.jpg
Sérgio Rodrigues - foto Daniel Bianchini.jpeg

foto: Daniel Bianchinni

foto: Miguel Aun

O Sempre Um Papo realiza uma edição especial para celebrar os 60 anos da Usiminas, patrocinadora do projeto, recebendo o escritor e letrista Sérgio Rodrigues para falar sobre seu mais recente livro “A Vida Futura”, com a participação do cantor e compositor Lula Ribeiro, que está lançando o álbum "Vida Haverá”, com canções em parceria com Sérgio Rodrigues. A mediação da conversa será feita pela jornalista Jozane Faleiro. O bate-papo acontece no dia 26 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

 

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, às 20h30, Lula Ribeiro faz show de lançamento do disco “Vida Haverá”, com a presença de Sérgio Rodrigues, na Casa Outono - rua Outono, 571, Carmo. Ingressos R$ 50,00, pelo Sympla. 

 

“A Vida Futura”

Na pena inigualável de Sérgio Rodrigues, José de Alencar e Machado de Assis revivem no século XXI em um romance único, erudito e inventivo. Ao saber que seus livros seriam reescritos para alcançar mais leitores, os finados José de Alencar e Joaquim Maria Machado de Assis abandonam o Olimpo e desembarcam no Rio de Janeiro de 2020. Ali, Jota e Jota se envolvem com milicianos, conhecem uma jovem estudante tão enigmática quanto apaixonante e se veem às voltas com os debates identitários contemporâneos. Os renomados escritores atuam como uma dupla cômica de dar inveja a Stan Laurel e Oliver Hardy (O Gordo e o Magro, no Brasil) neste livro curto, poderoso e sarcástico.

 

Sérgio Rodrigues é escritor, jornalista, roteirista e letrista. Mineiro que vive no Rio desde os 17 anos, é autor de romances como o recém-lançado “A vida futura” e “O drible” (prêmio Portugal Telecom 2014) e de livros de contos como “A visita de João Gilberto aos Novos Baianos” e “O homem que matou o escritor”, além de títulos de não ficção como “Viva a língua brasileira!”, todos pela Companhia das Letras. Como compositor assina, com Markus Silva, a coautoria de “Disco de samba”. Tem uma coluna na Folha de S.Paulo. É autor do Todoprosa, um dos blogs de literatura mais frequentados do país.

 

 

"Vida haverá"

 

"Vida haverá" é a canção de Lula Ribeiro e Sérgio Rodrigues, que dá nome ao oitavo álbum do Lula, lançado nas plataformas digitais. Com dez canções inéditas (com exceção da romântica “Primeiro amor”, lançada como single em dezembro de 2021), trata-se de um disco que se poderia chamar de puro-sangue, uma novidade na carreira do cantor e compositor sergipano radicado em Belo Horizonte. Pela primeira vez, todas as faixas de um trabalho de Lula são parcerias com um único letrista, o escritor mineiro-carioca Sérgio Rodrigues, autor do premiado romance “O drible”. Isso dá a “Vida haverá” uma coesão autoral rara. Fruto artístico dos anos pandêmicos de angústia e isolamento, nele os parceiros trabalharam à distância, mediados pelo Whatsapp, mas com tanto entusiasmo que, em menos de dois anos, haviam composto 32 canções. “Foi muito difícil escolher as dez que estão no álbum”, conta Lula. “Mesmo porque as gravações já tinham começado e a gente continuava compondo uma melhor do que a outra”, acrescenta, rindo. A gravação de cada instrumentista também seguiu os melhores protocolos de segurança. Longe de se curvar à tristeza do distanciamento social e ao luto por tantas vidas perdidas, o resultado foi uma obra que levanta desde o título um grito de alegria e desafio: “Vida haverá”. Do poder que têm as canções de acender lanternas na escuridão. Cada uma a seu modo, as músicas apontam o futuro, festejando a vida em suas múltiplas dimensões: amor, dor, paixão, trabalho, sonho, poesia. Acima de tudo, o disco é uma celebração de som e palavra, de letra e música – do poder que têm as canções de acender lanternas na escuridão. Com produção e direção musical do próprio Lula Ribeiro, “Vida haverá” conta com participações luxuosas de nomes como Sérgio Chiavazzoli, Marcelo Mariano, Enéias Xavier, Federico Puppi, Luiz Cláudio Ramos, Marco Lobo, Cláudio Infante, Wilson Lopes, Guilherme Gê, Fernando Nunes, e muitos outros. 

 

Mais informações sobre o álbum “Vida Haverá”, faixa a faixa e para ouvir as músicas acesse o link: https://bit.ly/3RTQuwr . Aqui o clipe de “Vida Haverá”: https://youtu.be/FZw7mpALlp4

 

 

Lula Ribeiro é um cantor e compositor sergipano que mora há anos em Belo Horizonte. Com carreira construída a partir dos anos 1980, inicialmente em Aracaju, sua terra natal e depois no Rio de Janeiro, tem em sua discografia os álbuns “Cajueiro dos papagaios”, “Janeiros”, “O sono de Dolores”, “Muito prazer”, “Algum alguém” e “O amor é sempre assim” (com participações de Zeca Baleiro, Chico César, Flavio Venturini, Fernanda Takai,Flávio Renegado e Tony Bellotto), além do ao vivo “Palavras que não dizem tudo”, que foi lançado também em DVD e traz como convidados Paulinho Moska e Luiz Melodia.

 

 

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Usiminas, via Lei federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. 

 

 

Serviço:

 

Sempre Um Papo com Sérgio Rodrigues e participação de Lula Ribeiro

 

Dia 26 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig. 

Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho/ BH

Entrada gratuita

 

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 99204-6367

bottom of page