COLEÇÃO ARTE E TEORIA
Série de livros, cujo primeiro volume será lançado nos meses de março e abril, traz entrevistas com grandes nomes das artes e da cultura belohorizontina e brasileira
Nos dias 4, 5 e 14 de março e 8 de abril, diferentes espaços de Belo Horizonte receberão o lançamento do primeiro volume da coleção Arte e Teoria, publicado pela Relicário Edições. Os lançamentos são abertos, gratuitos e serão realizados no Teatro Espanca! (04/03, sábado, às 15h), na Zap 18 (05/03, domingo, às 15h), na Fale/UFMG (14/03, terça, às 19h) e na Praça Alto Glória (08/04, sábado, às 17h).
Este primeiro volume é composto por seis livros com entrevistas de importantes nomes da arte de Belo Horizonte: a pesquisadora, encenadora e pianista, Ione de Medeiros; a poeta, ensaísta, dramaturga, pesquisadora e Rainha de Nossa Senhora das Mercês na Irmandade do Jatobá, Leda Maria Martins; o escritor, roteirista e cineasta, Leo Pyrata; a artista, pesquisadora, ativista e professora, Marta Neves; a professora, pesquisadora e diretora de teatro, Sara Rojo; e o músico, compositor, multi-instrumentista, escritor e ator, Sérgio Pererê. A coleção tem como objetivo refletir sobre as ligações entre a produção artística e teórica desses artistas, assim como apresentar um panorama de suas obras e ideias. As entrevistas foram realizadas pelo escritor, pesquisador e professor Pedro Kalil.
Para compor o elenco de entrevistados foi pensado tanto uma variedade artística (cinema, teatro, poesia, música, artes visuais) quanto de pontos de vista que variam a partir do próprio lugar de elaboração das entrevistadas e dos entrevistados. Assim, a coleção perpassa perspectivas de poesia e música afrodescendentes e afro-mineiras, o kitsch, as linguagens das vanguardas, o teatro político, o cinema experimental etc., captando um amplo leque da produção artística belorizontina das últimas décadas.
Nessa coleção percebe-se a imbricação entre a produção artística e teórica desses artistas e pesquisadores. Assim, tanto a elaboração teórica parte também de elaborações artísticas, como também a produção artística está sempre contaminada de especulações teóricas. Dessa forma é possível pensar nos processos e procedimentos de construção artística, assim como temos a possibilidade de expor algumas considerações dos próprios artistas sobre suas obras.
Pedro Kalil, o entrevistador, é doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo PosLit/FALE/UFMG, escritor, professor e pesquisador da relação entre literatura e outras artes e entre literatura e ética. Publicou O menino que queria virar vento (Aletria, 2012), Charlotte-peixe-borboleta (Relicário, 2016), O ano da fumaça (Urutau, 2020), Autor/Autoria: Roland Barthes e Cahiers du Cinema (EdUFAL, 2021) e Balta (Relicário, 2021).
Idealizada por Pedro Kalil em parceria com a Napele Produções Artísticas, e com identidade visual criada pela OESTE, a Coleção Arte e Teoria tem patrocínio da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A, e é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.
Lançamentos - coleção Arte e Teoria
Eventos gratuitos
4/3, sábado, 15h
Teatro Espanca!: R. Aarão Reis, 542 - Centro
5/3, domingo, 15h
Zap 18: R. João Donada, 18 - Santa Terezinha
14/03, terça, 19h
FALE/UFMG: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
08/04, sábado, 17h
Praça Alto Glória: R. Faustino Cardoso, 81 - Novo Glória
Informações: relicarioedicoes.com e @relicarioedicoes
Informações para a imprensa - Luz Comunicação - @luz.comunica
Coordenação: Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367
Atendimento: Janine Horta - imprensa@luzcomunicacao.com.br - 31 971448232