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CCBB BELO HORIZONTE RECEBE ESPETÁCULO MUSICAL “KAFKA E A BONECA VIAJANTE” PARA TEMPORADA DE 28 DE SETEMBRO A 09 DE OUTUBRO

Elenco reúne Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska, sob a direção de João Fonseca, direção musical de Tony Lucchesi e dramaturgia de Rafael Primot

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH recebe o espetáculo musical “Kafka e a Boneca Viajante” para temporada de 30 de setembro a 09 de outubro, sendo quinta, sexta e segunda, às 19h, e sábado e domingo, às 17h.  Nos dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, haverá sessões às 17h e às 20h30.  No dia 7, sábado, a sessão das 17h contará com intérprete de libras e audiodescrição e bate-papo após o espetáculo. Sucesso de público no Rio de Janeiro, a peça com dramaturgia de Rafael Primot, direção de João Fonseca e direção musical de Tony Lucchesi, conta com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska (que foi uma das protagonistas do aclamado musical “Marrom”) no elenco. Idealizada pelo empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima e produzida por Maria Angela Menezes e Amanda Menezes, a montagem inédita estreou no CCBB RJ e iniciou turnê em Porto Alegre e, após a temporada na capital ludovicense, chega a Belo Horizonte, seguindo depois para Brasília e São Paulo. A temporada tem o patrocínio do Banco do Brasil e da BB Seguros.

A montagem “Kafka e a Boneca Viajante” é inspirada em uma história curiosa, que não despertou de sonhos intranquilos, mas da imaginação popular. Contam que, enquanto caminhava por uma praça perto de sua casa, o escritor Franz Kafka (1883-1924) encontrou uma menina que chorava por haver perdido sua boneca. Sensibilizado, Kafka passou a escrever cartas à menina, descrevendo suas aventuras pelo mundo. Contada em livros, contos e peças pelo mundo, a bela história intriga até hoje, pois nunca foram encontradas as cartas e tão pouco a menina que fez um dos escritores mais famosos e influentes do século XX contar as aventuras de uma boneca. Essa singular história está narrada no livro homônimo de Jordi Sierra i Fabra, escritor catalão com mais de 300 obras publicadas. Agora, foi adaptada para o teatro por Rafael Primot, ganhando o palco por meio deste espetáculo musical. 

“Quando Felipe me procurou com a ideia de adaptar o livro do Jordi, eu já conhecia a história das cartas. O livro é curto, voltado ao público infanto-juvenil e conta essa história de uma maneira simples. O desafio foi fazer um espetáculo um pouco mais profundo, levando para o universo adulto. E aí resolvi trazer elementos da vida de Kafka para a história da própria garota, coisas que o escritor passou na infância dele, como a relação conturbada com o pai. E também referências a seus livros”, explica Rafael Primot.

Metalinguagem - A narrativa não linear reforça o ritmo ágil da montagem, alternando passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelo Sr. K (Kafka, vivido por André Dias), sua esposa Dora (Lilian Valeska) e a menina Rita (Carol Garcia), a qual é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde Brígida, a boneca interpretada por Alessandra Maestrini, ganha vida. A metalinguagem é outro recurso utilizado, como explica  o diretor João Fonseca. “O jogo cênico proposto pela dramaturgia do Rafael tem uma agilidade e eu entendi que tinha que fazer uma brincadeira teatral, com os atores se arrumando em cena, se maquiando, lembrando que é um jogo, uma brincadeira. É um combinado, um faz de conta que todos, inclusive a criança, sabe que não é real”. Na construção da mise en scène, destaca-se também o trabalho de direção de movimento de Márcia Rubin, em especial da personagem de Maestrini.

Trilha sonora - A trilha é um caso à parte e se impõe como elemento dramatúrgico. No repertório, interpretado pelo elenco, estão músicas de artistas como Caetano Veloso, Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas e Rita Lee, e até uma composição inédita assinada por João Fonseca e o diretor musical Tony Lucchesi, que também assina os arranjos: “Eu e o João tivemos liberdade para escolher canções que pudessem contribuir com a dramaturgia, ficassem orgânicas dentro do que a cena pede. E durante o trabalho com os atores nos ensaios, outras ideias foram aparecendo. Há ainda uma canção original que eu e João compusemos, cantada pela menina, num momento muito emocionante”, adianta Tony. 

Cenografia e figurino - A cenografia de Nello Marrese reforça o simbolismo da passagem do tempo, seja do fim da vida do escritor, da transformação da menina em mulher e da viagem da boneca pelo mundo. Cubos, alguns móveis, um móbile, selos, carimbos, além de um fundo neutro para valorizar o desenho de luz criado por Paulo César Medeiros, compõem a cena. João Pimenta criou figurinos que remetem à época em que Kafka viveu seus últimos anos, na década de 1920.

“Estamos sempre no fio da navalha de não infantilizar, mas também preservar essa singeleza da história. É um grande escritor à beira da morte, sem forças para escrever e de repente encontra uma menina, a dor daquela menina, que era um pouco como ele, faz com que ele retome a escrita. Como a arte transforma tudo, como a arte conseguiu curar a menina, como ele adquiriu esse último prazer na vida, achando energia para escrever”, analisa João Fonseca. 

FICHA TÉCNICA:

Alessandra Maestrini - Brígida, a boneca / Carol Garcia - Rita, a menina/ André Dias - Sr. K (Kafka), soldadinho de chumbo/ Lilian Valeska - Dora, Gaivota/ Dramaturgia - Rafael Primot/ Direção - João Fonseca/ Direção musical - Tony Lucchesi/ Direção de movimento - Marcia Rubin/ Programação visual - Carlos Nunes/ Cenário - Nello Marrese/ Iluminação - Paulo Cesar Medeiros/ Figurino - João Pimenta/ Visagismo - Everton Soares/ Fotos - Ale Catan/ Idealização - Felipe Heráclito Lima/ Produção Executiva - Isabela Reis/ Produção em São Luís - Nádia Ethel/ Direção de produção - Amanda Menezes/ Coordenação de Produção - Maria Angela Menezes/ Administração - Sevenx Produções Artísticas/ Técnico de som - Bernardo Aragão/ Técnico de luz - Renato Lima/ Camareira - Eliana Ruth/ Produção Local: Rubim Produções/ Assessoria de imprensa: Luz Comunicação - Jozane Faleiro 

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Serviço: 
Espetáculo Musical “Kafka e a Boneca Viajante”
Classificação livre (recomendado a partir de 6 anos). 
Duração: 80 minutos
Data/Horário: de 30 de setembro a 09 de outubro, sendo quinta, sexta e segunda, às 19h, e sábado e domingo, às 17h.  Nos dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, haverá sessões às 17h e às 20h30.  No dia 7, sábado, a sessão das 17h contará com intérprete de libras e audiodescrição e bate-papo após o espetáculo.
Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários – Belo Horizonte/MG)
Ingressos: R$ 30 (inteira) - R$ 15 (meia-entrada)*, à venda em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB BH
Sessão com Libras/audiodescrição e bate-papo após o espetáculo: 07/10 (sábado)
Horário de Funcionamento do CCBB BH: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
* Clientes BB têm direito à meia-entrada na compra com Cartão Ourocard

Mais informações: 31 3431 9400 – bb.com.br/cultura 
E-mail: ccbbbh@bb.com.br  
Facebook: /ccbb.bh | Twitter: @CCBB_BH | Instagram: @ccbbbh

Assessoria de imprensa Espetáculo Musical “Kafka e a Boneca Viajante”:
Luz Comunicação - @luz.comunica
Jozane Faleiro  - 31 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br
Wandra Araújo - 31 999645007 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Banco do Brasil
Denise Dalânides Costa - ccbbbh@bb.com.br  - 31 3431-9450 / 9400

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