
Projeto "Oficinas e Circuito de Arte Digital” oferece diferentes iniciativas gratuitas em Belo Horizonte

Desenvolvido pela Casulo Cidadania, de Danusa Carvalho, a segunda edição do projeto vai beneficiar estudantes de escolas públicas da capital e o público interessado nas temáticas trabalhadas. Vagas estão abertas para o curso de Motion Design
O projeto "Oficinas e Circuito de Arte Digital - Ano II", uma iniciativa da Casulo Cidadania, com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Leic), dá continuidade às suas atividades com o intuito de conectar alunos e a comunidade às novas tecnologias por meio da educação e da prática criativa. Com um ciclo de seis oficinas diversificadas e uma mostra com exposição de trabalhos ao final do projeto, as ações acontecem no primeiro semestre de 2025.
Ao longo de quatro meses, alunos de escolas públicas, de 16 a 22 anos, terão acesso a oficinas de Construção de tubos de LED programáveis, Iluminação cênica e Sonorização, aplicando desde a arte digital à produção técnica. As oficinas serão ministradas, semanalmente, na sede das escolas e os alunos interessados podem se inscrever no local. O intuito é garantir que estudantes da rede pública tenham a oportunidade de aprender diretamente com profissionais experientes.
"As oficinas extracurriculares são uma oportunidade única para os estudantes da rede pública mergulharem em áreas criativas e técnicas, que vão desde a arte digital até a produção técnica. Nosso objetivo é proporcionar um aprendizado prático e direto com profissionais experientes, permitindo que esses jovens desenvolvam habilidades que ampliem suas perspectivas profissionais e pessoais. Acreditamos que essa troca de conhecimento pode transformar suas trajetórias e abrir portas para um futuro cheio de possibilidades,” acredita a coordenadora da Casulo Cidadania e idealizadora do projeto, Danusa Carvalho.
Oficina Costura Criativa
Além das atividades nas escolas, o projeto também oferece a oficina de Costura Criativa, destinada a pessoas interessadas em ingressar ou se especializar no mercado da moda. Ela vai acontecer no Museu da Moda (Mumo), a partir do dia 24 de abril e segue até 19 de junho. Os encontros serão às terças e quintas, das 18h às 20h. As 25 vagas já estão preenchidas. Mais de 70 pessoas se inscreveram, em menos de 24 horas, por meio de inscrições que foram divulgadas no Instagram do projeto @casul.cidadania. Foram contemplados os 25 primeiros inscritos.
A coordenação da oficina Costura Criativa fica a cargo de Rodrigo Cezário, especialista em design estratégico, economia circular e sustentabilidade. Com mais de 20 anos de experiência na indústria da moda e economia criativa, ele atua como gestor mercadológico e consultor de inovação para diversas marcas e instituições. Como coordenador do curso, será responsável pelas aulas introdutórias e pelo alinhamento entre os módulos, conectando os conteúdos técnicos ao empreendedorismo e à sustentabilidade. Participam do curso como instrutores os profissionais: Paulo Henrique (Dedão) - alfaiate e proprietário da marca Limbo; Caroline Campos – formada em Têxtil e Moda pela USP; Isabella Rodrigues Silva - Saudosa Maloka.
Oficina de e Motion Design
Outra oficina oferecida ao público em geral é a de Motion Design, com o videomaker Fael Diogo, que vai ensinar a criar animações usando apenas o celular ou tablete. Em 16 aulas práticas, os participantes irão aprender a desenvolver técnicas de animação 2D, como personagens, efeitos e stop motion, e criar conteúdos para TikTok, Instagram e YouTube. As aulas vão acontecer de abril a junho, em datas pré-definidas, sempre de 18h às 21h, no espaço P7 Criativo.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/Lz6Y7adUfTU6TENi8
Fael Diogo é diretor de fotografia e operador de câmera com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Reconhecido por sua habilidade em resolver problemas criativos e técnicos, já trabalhou com grandes marcas no Brasil e no mundo. Além de sua carreira no setor, Fael é influenciador digital, compartilhando seu conhecimento sobre produção de vídeos e técnicas de filmagem. Sua abordagem autêntica e energética cativa e inspira profissionais da área.
Oficina Empreendedorismo Cultural
O projeto vai oferecer, também, a oficina de Empreendedorismo Cultural, voltada para pessoas interessadas em desenvolver habilidades de gestão e inovação para empreender no setor cultural. Ministrada por profissionais experientes de diversas áreas do setor cultural, a oficina vai oferecer cases, ferramentas práticas para transformar ideias em projetos viáveis, além de estimular a criatividade, a gestão eficiente, o aprimoramento de competências e a ampliação das redes de contato no mercado cultural. A data de realização será divulgada em breve. Interessados podem acompanhar pela rede social da realizadora da iniciativa (Instagram @casulo.cidadania).
O projeto
Em sua segunda edição, o projeto "Oficinas e Circuito de Arte Digital - Ano II" quer fortalecer o desenvolvimento cultural e econômico da cidade, deixando um legado de formação para jovens e empreendedores.
Para a coordenadora da Casulo Cidadania, Danusa Carvalho, “mais do que ensinar habilidades técnicas, a iniciativa busca preparar os participantes para o mercado de trabalho, ampliando horizontes e despertando novos interesses ao aproximar jovens talentos das possibilidades do mundo digital e das técnicas do mercado cultural, sempre levando profissionais experientes que, além de ensinar, apresentam seus cases de forma prática. A iniciativa busca, também, auxiliar quem já atua no mercado e ampliar seus conhecimentos”, explica.
Ao final, encerrando o percurso formativo, será realizada uma exposição na qual os alunos irão apresentar os resultados de seus projetos e compartilhar suas descobertas com a comunidade.
Casulo Cidadania
A Casulo Cidadania, fundada em 2009 e coordenada por Danusa Carvalho, é a realizadora da segunda edição do projeto "Oficinas e Circuito de Arte Digital”. Mantendo a essência de construir cultura, resistência e promover transformação social nas favelas, a Casulo Cidadania expande essa missão, trazendo ética, autonomia e impacto social para o centro de suas ações.
A transformação em Ponto de Cultura e a ampliação da rede preparam a organização para ocupar novos espaços, sempre com os pés fincados na origem periférica, mas com a visão de construir um futuro ainda mais promissor para os jovens talentos da cidade. Ainda em 2025, Casulo Cidadania, junto com a FDR - Família de Rua-, que em breve abrirá sua sede própria em BH, realizarão no espaço oficinas de empreendedorismo e um ciclo de debates previstos para acontecer nos meses de maio e junho.
O "Oficinas e Circuito de Arte Digital - Ano II" é um projeto de formação, palestras e exposições gratuitas, viabilizado pela Leic - Descentra Cultura. Tem o patrocínio da Cemig e Governo de Minas, idealizado pela Casulo Cidadania, em parceria da Família de Rua e Arebeldia. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Programação - Oficinas e Circuito de Arte Digital - Ano II
-
Construção de Tubos de LED Programáveis (março a julho) – para alunos da escola
Instrutor: Magayver
Local: E.M. Israel Pinheiro - Rua Desembargador Bráulio, 01147 - Alto Vera Cruz, Belo Horizonte
A Oficina de Construção de Tubos de LED Programáveis ensina técnicas para criar e programar tubos de LED, explorando suas aplicações em projetos de iluminação e cenografia.
-
Iluminação Cênica (março a junho) – para alunos da escola
Instrutor: Cristiano Araújo
Local: E.M. Israel Pinheiro - Rua Desembargador Bráulio, 01147 - Alto Vera Cruz, Belo Horizonte
A oficina de iluminação cênica tem como objetivo capacitar os participantes nos conceitos, técnicas e ferramentas de iluminação cênica, desde os fundamentos até a programação digital.
-
Sonorização (março a julho) – para alunos da escola
Instrutores: Lucas Mortimer, Mangani e DJ Pat Maonese
Local: E.M. Dom Orione- Av Exp. Benvindo Belém de Lima 500, Belo Horizonte, MG
Lucas Mortimer – especializado em técnica musical, é músico, técnico de som e produtor, já atuou em mais de 1 mil shows e festivais e gerencia o Estúdio Mortimer. Ele ensina na oficina como manter o melhor som no palco e no estúdio.
Mangani tem grande experiência em beatmaking. MC, produtor e referência na cultura Hip Hop, desde os anos 90. Tem 21 discos lançados, de instrumentais a discos de rap. Vai ensinar na oficina técnicas de produção e criação de beats.
Pat Manoese – Considerada a rainha dos toca-discos. É DJ, educadora musical e referência na cena, já passou pela turnê dos Racionais, MICA Buenos Aires e Red Bull Dance Your Style. No seu módulo da oficina, vai ensinar discotecagem e scratch, fortalecendo a presença feminina e LGBTQI+ na área.
-
Motion Design (abril a junho) – para alunos da escola
Instrutor: Fael Diogo
Local: P7 Criativo - R. Rio de Janeiro, 471 - Centro
A Oficina de Motion Design oferece uma introdução prática à criação de animações e efeitos visuais, visando a produção de conteúdos para TikTok, Instagram e YouTube.
As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/Lz6Y7adUfTU6TENi8
-
Costura Criativa (abril a junho) – público em geral
Local: MUMO - Rua da Bahia, 1.149 - Centro Belo Horizonte - MG
Instrutores: Rodrigo Cezário - coordenador; Paulo Henrique (Dedão) -alfaiate e proprietário da marca Limbo; Caroline Campos – formada em Têxtil e Moda pela USP; Isabella Rodrigues Silva - Saudosa Maloka.
O curso Costura Criativa é uma formação prática e estratégica voltada para a capacitação em costura, moda circular e técnicas de acabamento, com um enfoque no empreendedorismo criativo e na sustentabilidade. Com um total de 48 horas, distribuídas em quatro módulos de 12 horas, o curso proporciona um aprendizado técnico e prático, promovendo o desenvolvimento de produtos autorais e sustentáveis. O curso oferece uma abordagem completa, do corte e modelagem ao acabamento e apresentação de projetos. O objetivo é capacitar os participantes para desenvolverem produtos de moda autorais e sustentáveis, explorando técnicas de costura, upcycling, acabamento e planejamento de projetos, promovendo o empreendedorismo criativo e a valorização da cultura artesanal.
Cemig: energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.
Informações pelo @casulo.cidadania
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Luz Comunicação - @luz.comunica
Coordenação: Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367
Atendimento: Wandra Araújo - luzcomunicacaoimprensa@gmail.com - 31 999645007